Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de abril de 2012


 Atividade referente ao post: "Ciência agora" 

 Planejamento das atividades: 

  

09/04 a 13/04: Realização de busca remota a cerca de informações sobre o departamento de biblioteconomia para a atividade “Ciência agora”.
      16/04 a 19/04: Visita à secretaria de biblioteconomia para buscar as informações que, após muita procura, mostraram-se indisponíveis por outros meios – conversa com a responsável pela secretaria, Jacqueline Couto.

     Escolha dos documentos  que serão postos ànalise,  aos quais foram escolhidos:


o   Contrato de estágio

o   Cadastro de monitores

o   Revisão de menções

o   Reintegração de ex-alunos.
           20/04: Revisão ortográfica e elaboração das sugestões em grupo.

Conhecendo a secretaria de biblioteconomia

Após a visita se obteve informações valiosas a cerca do regimento da secretaria em si, as quais achamos interessantes:

                O regimento que regula a secretaria de biblioteconomia é o da FCI, Faculdade criada que engloba os cursos de biblioteconomia, arquivologia e museologia, ele consta nos artigos do Título I e no Art. 5º do Estatuto da UnB.
                No ato de criação do curso de biblioteconomia, o curso pertencia à faculdade de biblioteconomia que passou por diversas mudanças, juntando-se e separando-se com outras faculdades até chegar a Faculdade de Ciência da Informação.
                O estatuto que regula a criação da faculdade de biblioteconomia, assim como seu departamento, um breve histórico do curso na UnB e o regimento completo da FCI se encontra no link: https://docs.google.com/document/d/1H0GQ6Abx5AZMqxX8QrI12hmeNJboqjjLjjad4QdkI_M/edit?pli=1

 

Sugestões para melhorias 

Continuando a atividade, após analise e estudo da situação arquivista da secretaria percebeu-se  que se pode:

                 Procurar um modo de tornar as informações acerca da documentação da secretaria de biblioteconomia disponíveis de modo digital e físico. Dando foco aos documentos de interesse dos alunos do curso, disponibilizando-os de forma diplomática para facilitar o entendimento do aluno  sobre a função/finalidade de cada documento, no entanto dando atenção, também, aos documentos que envolvem a criação e funcionamento da secretaria em si, tais como o regimento, estatuto entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário